14 de maio de 2012

Mini horta caseira: Sustentabilidade.

Sustentabilidade: Está na moda mas é uma necessidade. 

Sustentabilidade... Eu gosto muito de falar sobre este tema, mas como uma cidadã comum mesmo. Não sou muito ligada em ativismos ou coisas mais radicais, mas ainda assim eu gosto de ficar por dentro quando o assunto é este.
Para quem andou passando os últimos anos em marte ou ainda não sabe exatamente o que significa "Sustentabilidade" , favor visitar nosso bom e prestativo Wikipédia para tentar compreender melhor do que se trata.
Desde criança me considero uma pessoa muito ligada a natureza, pois acho que foi sem dúvidas uma criação divina. Uma obra de arte do Criador de valor inestimável, e que merece nossa atenção e cuidado. Plantas, animais, árvores, tudo.
Em um post anterior, falei sobre a importância da preservação da água através de atitudes simples que todos poderíamos adotar para que nosso bem mais valioso não se extinga da face da terra. Agora eu quero falar sobre outra atitude simples que pode sim fazer uma grande diferença no nosso meio ambiente e reduzindo o impacto produzido pelo looooooongo processo de decomposição. Hortas caseiras. 
Pronto, lá vem a doida. ¬¬
Mas sério mesmo, quem aí já pensou em cultivar uma mini horta em casa? Ainda que em apartamento mesmo, quem? Pois eu digo a você que muita gente já está se divertindo e se deliciando com suas pequenas hortas dentro de casa ou na varanda do apê. É possível.
E quais os benefícios disso? Reciclagem. Sabe aquelas garrafas pet do refri do almoço do fim de semana que você jogou fora? Renderiam ótimos vasos para plantação de hortas. 
Muita gente já conhece esse método, mas outras muitas não. Meus pais, por exemplo, acharam interessantíssima a idéia e ainda não haviam visto antes. 
Há bastante tempo eu queria montar a minha hortinha, pois eu sempre gostei de mexer com aterra, e como moramos um bom tempo em casa com terreno e plantações cultivadas por nós mesmos ( por prazer ), eu senti muita falta.
Lembro que, com onze/doze anos eu plantei pé de acerola, macaxeira, manga, caju, maracujá, jerimum, tomate, azeitona roxa,e até fiz uma plantação de feijão, ahahah. Com exceção do pé de azeitona, o resto cheguei a colher e consumir com gosto, pois eu mesma tinha cultivado ^^>
Tenho uma tia que tem um sítio, onde eu fazia questão de me isolar do meu mundo para curtir aquele silêncio,o  som dos animais, do vento batendo nas forlhas, e subindo em tudo o que era pé. Rsss.. Ô, saudades!

Mas enfim, deixei a vontade de lado e resolvi agir. Sexta feira (10) pela manhã, me direcionei ao estabelecimento onde comercializam terra adubada, mudas de plantas, sementes e afins, e providenciei a terra e as sementes.
Pela tarde, comecei a criar meus “ vasos “ com umas garrafas pet que consegui salvar do lixo de casa. E enfim consegui , de forma bem prática e objetiva, criar meus vasinhos para começar a cultivar minha horta na sacada do apê. 
Ainda não ficou assim liiiiiinda de se ver, pois não cuidei dos ornamentos cheios de “fru frus”. Fiz tudo muito básico: Cortar, aterrar, plantar, e regar. Mas para quem tempo sobrando para deixar os vasos com caras fofinhas, pode ir em frente. Na net tem muitos exemplos fofos.
Agora não vejo a hora de nascerem minhas hortaliças e outras coisas.

Podem me chamar de doida, pobre, brega, jegue, porque eu nem ligo. Estou contente por saber que aquelas garrafas que poderiam está perambulando pelas ruas, enfiadas no solo, zanzando pelas praias, entupindo bueiros ou outras coisas mais, mas não estão, e isso faz sim uma diferença significativa para nosso meio ambiente.

Se em seu condomínio ou no bairro mesmo existe algum projeto de coleta seletiva, menos mal. As garrafas tem menos chances de irem parar em lugar inadequado ao serem jogadas no lixo da sua casa, mas ainda assim não te impedem de criar algo.

Então, não existe desculpas para não ajudar nosso planeta. Todos os dias, milhares de novas idéias surgem para reduzir o impacto do aquecimento global dentre outros males existentes. É sim possível ajudar o planeta com pequenas e simples atitudes e principalmente: educação. Eduque seus parentes, vizinhos, amigos, e claro, seus filhos. Mostre reportagens, textos, idéias para reutilização/reciclagem de alimentos e objetos, pois isso poderá sim fazer uma grande e positiva diferença.
É nisso que eu acredito, na capacidade do ser humano poder fazer o bem em meio a tantos males que ele mesmo provoca. É preciso mais conscientização, educação.
Sempre pensei como uma frase que já ouvi algum dia em algum lugar de alguém: Quer mudar o mundo? Comece com pequenas atitudes. Faça o que estiver ao seu alcance e incentive pessoas a fazerem o mesmo. Acredite, vai sim fazer uma grande diferença.

E por fim, quero deixar aqui umas fotos das seqüências da criação da minha horta, ehehehehe

Eu fiz mais vasinhos, mas esqueci de tirar as fotos. Depois atualizo este post com elas.

Para fazer um hornamento suspenso, pendurado na parede:

1.  Peguei duas garrafas pet de dois litros e cortei um retângulo no meio dela. O corte não deve ser muito grande.
( na foto cortei demais, e usei garrafas de três litros, e não serviu para pendurar, pois ficou pesado demais, e com o tamanho largo da garrafa, acabou quebrando no meio, então deixei como vasos comuns)

2. Furei estas partes para poder pendurar os fios que usei e amarrei para ornamentar os dois vasos. ( Pode ser usado barbante, mas preferi reutilizar um cabo de um microfone de computador que já estava sem uso.)

3. Depois de prontos, os enchi com terra adubada, molhei um pouco e então plantei sementes de coentro e em outro vaso plantei sementes de cebolinha. Feito!
 Pendurei na parede da sacada. 




E aí? Que tal? Pretendo encher a parede com mais vasos e com outros modelos de cortes. Em breve a parede ficará verdinha, eheheheheh
Este é outro vasinho feito com pet:


E esse eu plantei uma flor que não lembro direito do nome. Acho que se chama: Amor Eterno, algo assim.
Usei este escorredor de talheres que tava encostado há tempos.

E os vizinhos que quiserem tirar onda, que tirem, pois ser sustentável também é ser chic, beim! LOL kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abaixo mais imagens, mas extraída de outros sites pelo google imagens:

   
 
    

Bem, espero que tenham curtido este meu longo post.
Lembrem-se: Sustentabilidade tá na moda, mas é uma necessidade.
O Planeta clama por ajuda. Faça sua parte. Economize, recicle, reutilize, conscientize.


Photobucket

5 Pessoas viram por aqui.:

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Oi Cléo,
obrigado pela visita e comentário no Olhar d'Ouro - photography, é um gosto imenso ter vc por lá.
Teu blog é super interessante! vou tentar ficar por cá!
Não estou conseguindo seguir por agora, tem links que não estão abrindo.
Bj

Sabrina Gomes disse...

A sustentabilidade tá na moda mesmo, mas poucos sabem o que significa. Amei o post, quero ter coragem de fazer uma horta caseira que nem a sua!! Beijão ! Att , Sabrina Gomes - (( Blog Spiderwebs ? ))

HS Imagem disse...

Meus parabéns por esta iniciativa! Adorei o post! Beijos
Theka.
http://comigomesmasim.blogspot.com.br/

fernanda flavianne disse...

olaaa ...adoreiii...começei fazer minha hortinha na pet tbm...esntao germinando ja....estou anciosa pra ver meu muro verdinho.....
parabens..

fernanda flavianne disse...

olaaa ...adoreiii...começei fazer minha hortinha na pet tbm...esntao germinando ja....estou anciosa pra ver meu muro verdinho.....
parabens..

Página Anterior Próxima Página Home

Destaque

Beijo, Me Linka.


Blog Archive


Tirinhas e frases divertidas com a vilã mais querida das Tele Novelas latinas.

O que você faz com o óleo de cozinha usado?

BlogosferaNoFaceBook

Blogueiro, conheça este grupo onde se reúnem mais de 1000 blogueiros trocando ideias. Vale a pena e eu recomendo.

Blog Archive

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Clique em CURTIR e faça parte da nossa fan page no Facebook.

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Search

Carregando...

Sigam-me os bons

Viram por aqui

Parceria

Marcadores

#BrasilAcordou #OGiganteAcordou 00 reais 1 ano 13 1º de Abril 1º post 2012 filme 3 temporada 300 3D 70 mentiras 8 de março A Usurpadora abandono abandono de animais aborto absorvente acessórios carro Acidentes Adesivos Adeus Emmanuelle Affair afiliados Aguilera Ajinomoto Alcatraz Amizade Amostras grátis Ana maria braga animais de rua Anime Aniversário do blog Aniversário do Vejo Por Aí ... Antes da fama Antes e depois Aquecimento Global As Maldades da Paola Bracho assaduras assassinato ator aula de ética aumento de preço dos tomates Avenida Brasil Azar Babi Rossi Bactérias Baião de Dois bebe mais casa bebe mais numero bebês Bernardes Beyoncè bieber Black friday blogar Blogger Blogosfera blogs Blogueira Blogueiro blogues blowtex skyn Bob's bolsa família Bolsa tomate Bolsas grátis Boneca bonitos Brasil brindes britney Bruno Mars cachorro calcinhas calypso camisinha Cancelada Canibalismo cantores cantores quando eram criança Captchas Careca caregadores Caricaturas Carminha Cartaz Cascada Celebridades Celebridades quando eram crianças celular Charlie brown Jr Chato Chevrollet Chimbinha Chorão Chuck Norris cine privê Cinema coelho da páscoa Coisas que chegaram pra mim coleção de livros infantis Comentários como blogar Como postar como ser o novo papa como ser um blogueiro concurso Confiar conteúdo copa copa 2014 copa do mundo cosplay covardia Creme criador criador da página criança crianças cristina Cronograma das Séries crueldade crítica críticas cuidado Cuidado com o cão curiosidade cão Cópia de graça de propósito Deagostini dengue dental Denúncia Depressão Dermacyd Desafios desesperada desnecessário Dexter Dia da mulher Dia do Beijo dia dos namorados Dia dos pais Dica Dican dicas diga não ao abandono dinheiro direção Divulgação Dona da voz do google tradutor Economizar educativos Elenco emagrecer Emmanuelle empresas Encontro Engraçados Enrique Lizalde Enrique Lizalde faleceu ensaio Entrevista Entspannung Erros erros blogueiros estilista estréia evil rick Exercício Facebook famosos Família Feliz fantasma Feliz Dia das Mães fenômeno fergie Fernanda Brum filha do kiko filme erótico Filmes filmes para assistir Fim fim do msn fim do mundo Flagras Fofoca Fogo fotografia Fotos fotógrafo frases Frete grátis Fátima Gabriela Game of Thrones garrafas pet Gastronomia Gato preto Gatos Geise Arruda Germes Gifs Globo Google Google Street View Google tradutor gratis Greenpeace Grimm gringos grotesco grátis Grávidas Habemus Papam hd high definition hipocrisia hollywood homem perfeito Homenagem homens Ibope Imagens impacto Profundo independence day Indicação de blogs infantis Infecções Infância inseto insetos Insider Insiders instagram internet invisível inúteis iPhone iphone roubado irmã zuleide It Will Rain Itaú Joelma Jogos Jogue e ganhe Joguinho$ john lennon Jon Snow Juliana Paes sem maquiagem justin Jóias grátis Katty Perry Kiko kit kit vanish la usurpadora labrador ladrão larva Latino Lavar legalização do aborto lesma lindos liquidificador Livro livros Lixo musical maiô Mama manifestação manifestações Manutenção Maquiagem Maria do Bairro Maria Mercedes masturbação Meio ambiente Meme Menstruação Mentira michael jackson mini hortas missão ao centro da terra Morre chorão morte motorista Mr. Catra msn muda visual Mulher Mulher feia Mulher Melancia Mulheres Menstruadas Mundo Máscara Mãe mãos música Músicas Músicas que Não saem da cabeça Nada nessa vida é impossível pra mim namorado mala Namoro nina nordeste Notícias Novela Novos blogueiros não abandone não trate como o dia depois de amanhã o dia em que a terra parou o filme O.B. Olook Once Upon a Time Orgasmo orkut Os famosos e a simplicidade Os Vingadores ovos de páscoa Pagar palavra cantada Paola Bracho papa Paparazzis para mulher Para Nossa Alegria Para Sempre parceria parcerias passar pastilhas Pele Pensamento pequenas pirataria Planeta Plágio polêmica porno Pornografia praia Pregador Luo e chorão presa preservativos Preservação preso Pretty Little Liars Prevenção Programa Promoção Promoções e sorteios Protestos Proteção Páscoa Pânico na band qualidade quem te trata como quero ser blogueiro recargas grátis receita receituário Reciclagem recomendo red friday redes redes sociais relaxamento repelente caseiro Repórter Resenhas respeito retirem seus captchas Reutilização Óleo de cozinha usado Revista Época Revistas Revolution Rick rip msn Rita rmvb Robb Stark Ronaldo roubo de conteúdo roubo no trem roupas bizarras Sabores Sabão caseiro salgada Salto alto sanduíches Sapatos grátis season finale seca sedução Segunda Feira seis milhões seleção Selos recebidos sem noção Sem Saída sem sentido Sem silicone sem sorteio senhoras da tv Sexta Feira Sharknado Sheila Carvalho Simpsons Sinopse site so que não Sogras solidariedade Sorteios sorteios de blogs spears spoilers Subway sulução Super heróis Sustentabilidade Susto séries Séries canceladas Séries da Minha Vida Só que não Sônia Abrão Tattoo Tatuagem Taylor Lautner tenso Terra Nova The Following The Insiders the insiders brasil The Secret Cicle The Vampire Diaries The Vow The Walking Dead Tigor timberlake tirinhas tomates Tony Salles Top gringos bonitos Top Vídeos Torta tosco traição TRESemmé Trilha sonora Troll True Blood Truly Madly Deeply turma da monica Turma do Chaves tutorial Tv aberta Tv Globinho túnel do tempo um tempo Utilidade valda vale presente grátis Valesca Popozuda vanish Versão forró vetor Véi na boa Vídeos Xuxa Xuxa sem maquiagem yahoo yoko ono Água óculos 3d

Agregadores